Topo

Taise Spolti

Receita de torta clássica de tomates saudável e reinventada

Taise Spolti

29/08/2018 04h00

Crédito: iStock

Adoro um bom bistrô, o ambiente acolhe e pede umas delicinhas, mas não é todo bistrô que oferece opções saudáveis e gostosas pra quem quer se cuidar e ao mesmo tempo aproveitar um ambiente bacana, um café, amigos…

Mas esses dias fui em um da minha cidade que tinha uma torta de tomates, clássica, linda, irresistível e fiquei me perguntando porque não fazer aquela mesma torta, reinventada e com muito mais saúde. Está aí! O resultado de uma massa gostosa que eu já havia ensinado aqui, com o sabor adocicado e temperado dos tomates com manjericão… Delicia!

Primeiro vamos preparar a massa, não pule o processo de deixar na geladeira, de preferência de um dia para o outro, para que ela fique crocante ao assar. Para uma forma de 25/30 cm ou várias forminhas pequenas, você vai precisar de:

Receita de torta clássica de tomates saudável

Ingredientes para a massa

  • 2 xíc. (chá) de abóbora cozida e amassada (a mais gostosa é a Cabotia, que se mantém firme após o cozimento e tem um sabor bem adaptável nas receitas)
  • 4 col. (sobremesa) de farinha de grão de bico
  • 4 col. (sobremesa) de farinha de arroz integral
  • 1 col. (sobremesa) de farinha de aveia ou linhaça
  • 3 col. (sobremesa) de azeite extravirgem ou óleo de côco ou manteiga ghee
  • Sal a gosto

Ingredientes para o recheio

  • 200 g de ricota fresca
  • 2 ovos inteiros
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 ramo de manjericão fresco (mais ou menos 15 folhas)
  • 4 tomates italianos
  • Azeite de oliva

Modo de preparo

Massa: Misture todas as farinhas com a abóbora, o azeite e o sal. Amasse com as mãos até que fique com a consistência de uma massa firme, a ponto de conseguir fazer uma bola com as mãos e ela não se desmanchar. 

Deixe na geladeira durante 4h ou de um dia para o outro. 

Para assar, abra essa massa com a ponta dos dedos em uma forma de fundo removível. Coloque para assar a 180 ºC entre cinco e sete minutos. Retire do forno, acrescente o recheio e volte ao forno até assar completamente.

Recheio: Bata no liquidificador a ricota com os ovos, sal, pimenta e metade do manjericão. Acrescente um pouco de azeite de oliva e bata mais um pouco. 

Montagem: Coloque esse recheio na forma já com a massa pré assada, e disponha os tomates cortados em rodelas por cima, como restante das folhas de manjericão e deixe assar por mais 30 minutos.

Quando estiver finalizando o assado, ligue a parte de cima do forno (modo grill) para que os tomates fiquem com o aspecto assado e seco por cima. 

Na hora de servir, regue com um pouquinho de azeite de oliva. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.