Saiba como fazer a sua própria Ricota Fresca Caseira com três ingredientes
Que tal fazer em casa a sua própria ricota, fresca, natural e sem conservantes? Esta é uma prática comum do interior. Minha avó e minha mãe sempre fizeram nosso queijinho em casa, mas a versão mais caseira também pode ser encontra nas feiras de agricultores, que sempre têm um queijo fresco e cheio de sabor.
Darei as duas opções hoje, sendo uma delas focada em quem tem intolerância a lactose e precisa ingerir a enzima lactase quando come algum alimento do tipo. Para isso, basta estar atento para algumas indicações:
A escolha do leite: leite vegetal e o leite de vaca versão desnatada não funcionam, pois a receita precisa da gordura do leite de vaca, justamente para que haja o coalho.
Enzima Lactase: usada somente por quem tem intolerância, além de indicação nutricional e médica. Para esses, a enzima já está inserida na alimentação e sempre presente na bolsa. Aqui, conseguiremos usar de maneira útil para conseguir proporcionar um alimento rico em nutrientes e proteina, natural, diferente dos queijos comprados em supermercados.
Ingredientes
- 1 litro de leite
- Sal marinho a gosto
- Suco de 1 limão ou 2 colheres de vinagre de maçã
Ferva o leite na panela e desligue o fogo. Misture o sal e o limão (ou o vinagre), e deixe parado. Você vai notar que começará a dessorar, ou seja, dividir o soro do coalho.
Neste momento, passe para um tecido fino e limpo de cozinha, com um recipiente por baixo para coar. Não aperte e nem tente acelerar o processo de coagem. Deixe no processo de um dia para o outro e você notará que o soro estará todo embaixo, e o queijinho fresco em cima.
Para a segunda receita, que é com a adição de lactase, ao misturar o limão e o sal na panela, assim que começar a separar o coalho, misture a enzima em pó (1 sachê) e repita todos os passos restantes.
Dá para guardar na geladeira por até uma semana. Se quiser que ela fique mais firme, deixe coando por mais tempo. Já se a ideia for algo mais cremoso, deixe menos tempo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.