Topo

Taise Spolti

Vamos fazer um pão aromático cheio de fitoterápicos?

Taise Spolti

04/07/2018 04h00

Crédito: iStock

Pão de orégano, de manjericão, de alecrim… Use a base desta receita para produzir pães em casa, cheios de aromas e fitoterápicos, diminuindo assim o consumo da versão industrializada e cheia de conservantes. Exatamente por isso, a escolha da farinha é muito importante.

Aqui, opto por colocar farinha de trigo sarraceno, que é diferente daquele que estamos acostumados. Mesmo assim, ele é fácil de encontrar (marcas como a Giroil estão presentes em vários supermercados e em quase todas as casas de produtos naturais), possui custo baixo, sendo ainda integral e sem glúten naturalmente. Dá um gosto todo especial para a receita!

Se ainda desejar, adicione ainda os grãos que tiver em casa, como linhaça, chia, amaranto. Fica uma delícia!

Ingredientes

  • 1 copo americano de leite desnatado ou sem lactose ou vegetal (o que você preferir)
  • 1 tablete de fermento biológico
  • 3 xícaras de farinha de trigo sarraceno
  • Sal a gosto
  • 3 a 4 colheres de azeite de oliva
  • 1 colher de sobremesa de açúcar mascavo
  • 1 punhado de erva fresca picada (aqui usei o manjericão)
  • 1 gema (para pincelar)

Pegue metade do leite indicado, misturando o açúcar e o fermento e aqueça um pouquinho. Misture, então, uma xícara da farinha e deixe descansando até que o fermento ative e dobre de volume.

Misture separado todos os outros ingredientes, menos a gema, e quando o fermento (a 'esponja') estiver crescido, misture na massa. Sove durante 20 minutos em média, até que esteja lisa e firme, desgrudando da mesa.

Coloque em uma tigela, com um pano por cima, e guarde em um lugar reservado durante 30 minutos –ou até que dobre de tamanho. O ideal é reservá-lo dentro do forno, desligado.

Molde a massa dentro da forma que desejar, untada com azeite, pincele a gema por cima, e asse durante 30 minutos, a 200ºC ou até que esteja dourado. Um truque é bater no fundo do pão e escutar se está 'oco'.

Dura de três a quatro dias quando conservado em local seco.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.