Topo

Taise Spolti

Receita de Tortilha Espanhola Funcional tem batata-doce e manteiga ghee

Taise Spolti

06/06/2018 04h00

Crédito: iStock

Eu amo assistir programas culinários. Tanto que, quando estou com a TV ligada, é geralmente em canais com atrações do tipo de diversas partes do mundo. E foi assim que me inspirei para essa receita, após ver um desses apresentadores falando da Tortilha, mostrando o prato e toda cultura por trás dessa receita fácil.

Tenho a lembrança de sempre comê-la na infância, adolescência e início da fase adulta, quando voltava da faculdade morrendo de fome e precisava de algo que fosse rapidão, mas super gostoso de fazer, pois trabalhava no período da tarde.

Além de barato, acessível e saudável, podemos dizer que a Tortilha também é um prato inteligente. Isso porque possui uma base cheia de bons macronutrientes (proteína de alto valor biológico, carboidrato complexo e gordura do bem).

A minha única troca foi da batata salsa pela batata-doce, mas você também pode usar aipim (mandioca), batata baroa ou inhame, o que melhor se adequar a alimentação ou dieta que estiver fazendo atualmente.

Lembre-se apenas de usar alimentos frescos e mãos à obra!

Ingredientes:

  • 60g de batata-doce sem casca ralada crua
  • 2 ovos inteiros
  • Sal e pimenta a gosto
  • Salsinha picada a gosto
  • 1 col. de sobremesa de manteiga ghee ou manteiga extra sem sal

Comece higienizando bem o tubérculo e então descasque, ainda cru. Passe pelo ralador grosso que tiver em casa e, com o auxílio de um pano, esmague esse material com as mãos para retirar todo o excesso de água que a batata poderá soltar.

Em uma vasilha a parte, misture os ovos e todos os ingredientes, menos a manteiga, batendo bem com um garfo para incorporar a mistura (como na preparação de um omelete).

Depois, coloque a manteiga em uma frigideira antiaderente e deixe derreter. Baixe o fogo para médio e coloque a mistura dentro. Não se preocupe em tampar a frigideira, mas também não tenha pressa, pois o cozimento será lento.

Quando a parte de cima estiver endurecida (e não mais ovos moles), vire a mistura em um prato para não correr o risco de quebrar  na hora que voltar para a frigideira, e terminar de assar o lado ainda cru. Coma bem quentinho, acompanhado de tomates e da saladinha que preferir.

Uma outra versão, caso queira fazer em casa e tiver frigideira sem cabo de plástico, é fritar a tortilha como descrito acima, mas finalizar seu cozimento com a frigideira dentro do forno, por mais alguns minutos, até a parte de cima criar uma crosta assada por igual.

Você pode incrementar essa receita com queijo maturado ou o queijo que estiver de acordo com sua dieta. Com ele gratinado, a Tortilha será servida dentro da frigideira direto na mesa. Experimente!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.