Topo

Taise Spolti

Receita rapidinha de cogumelo portobello com dill e raiz forte

Taise Spolti

28/03/2018 04h00

Crédito: iStock

Até imagino o Jacquin falando de como seria preparar essa receitinha: 'pá, pum, hã…aqui, tchã…' e tá pronta. Fácil de fazer? Sim! Sabor sem graça? De jeito nenhum.

Cogumelo é sempre bem vindo na alimentação de todo mundo. Além de já não ser mais tão difícil de encontrar como antigamente, os preços também estão cada vez mais baixos por conta da alta procura, pois a população já entendeu o quão ricos em nutrientes eles são.

Esta receita tem um cogumelo de sabor forte, mas que é bem fácil de encontrar em casas de produtos orgânicos ou mesmo em mercados grandes.

São duas maneiras de servir: como antepasto, para se deliciar com uma torradinha integral, um chips de legumes… Ou então compondo um prato mais completo, como uma salada verde com os cogumelos por cima, ou em um macarrão integral, do tipo bifum (aquele macarrão bem fininho japonês sabe? Feito de arroz).

A primeira parte é a higienização dos cogumelos. Tente não imergir eles em muita água para não soltarem líquido durante a preparação, o que os deixaria muito esponjosos. A dica é lavar, sim, mas logo secar com um papel toalha.

Ingredientes:

  • 200g de cogumelos Portobelo
  • Sal e pimenta verde moída na hora (se não achar, utilize a preta)
  • 1 pontinha de colher de chá de raiz forte em pó (pode ser a versão em pasta também, vá de acordo com o seu próprio gosto no quesito 'picância')
  • 1 ramo de dill fresco (seu sabor lembra o da erva-doce, use ramos frescos)
  • 1 col. de sobremesa de óleo do coco ou manteiga
  • Gergelim preto e gergelim branco torrado a gosto
  • 1 col. de sobremesa de açúcar mascavo

Preparo:

Após higienizar bem os cogumelos, corte-os em fatias finas. Em uma frigideira, sempre em temperatura média, coloque todos os outros ingredientes com o intuito de criar uma 'calda'. Jogue os cogumelos e não pare de mexer, seja com uma colher ou em movimentos de saltear.

Cerca de 5 a 7 minutos depois, os cogumelos estarão prontos nessa mistura. Antes de desligar o fogo, acerte o sal e a pimenta, também jogando mais algumas folhinhas de dill fresco por cima.

Bom apetite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.