Topo

Taise Spolti

Quer um doce diferente? Experimente esta Halwa Indiana com cenoura

Taise Spolti

21/03/2018 04h20

Crédito: iStock

Meu trabalho com Gastronomia Funcional sempre me estimula a ajustar grandes receitas para a nossa realidade, com o intuito de animar as pessoas a se alimentarem melhor e fugirem daquele velho clichê de que quem faz dieta é obrigado a comer um cardápio sem graça. Longe disso!

A receita de hoje é um doce indiano de nome difícil, mas fácil de fazer. O grande diferencial do Halwa é levar um vegetal como ingrediente principal: a cenoura.

Ainda assim, sempre é importante lembrar: isso é uma sobremesa e, mesmo com todos os ingredientes sendo adaptados e saudáveis, modere na quantidade. Animado para testar? Então, vamos lá!

Ingredientes:

  • 400g de cenoura ralada
  • 500ml de leite vegetal (lembram do que ensinei a fazer na receita do mingau? Veja aqui)
  • 3 colheres de amêndoas picadas
  • 2 colheres de sopa de pistache picado
  • 2 colheres de sopa de uvas passas
  • 1 colher de chá de sementes de cardamomo esmagadas
  • 2 colheres de sopa de manteiga Ghee
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo

Preparo:

Rale as cenouras no lado pequeno do ralador. Junte em uma panela com o leite vegetal e o açúcar. Misture. Cozinhe em fogo médio de 45 minutos a uma hora, mexendo de vez em quando para não grudar nas laterais da panela.

A preparação fará com que um líquido a mais da cenoura se solte na panela junto ao leite. Depois disso, misture as sementes de cardamomo esmagadas e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos ou mais, até que todo líquido seque.

Ao final, adicione a manteiga e as uvas passas, cozinhe por mais cinco minutos e misture o pistache e as amêndoas para finalizar. Pode ser servido quente ou frio e, se quiser, ainda vale adicionar mais pistaches por cima.

Que tal tentar a sua versão? Me mande a foto mostrando o resultado lá no meu Instagram!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.