Topo

Taise Spolti

Aprenda a fazer um Picolé Funcional de Avelã com Banana

Taise Spolti

28/01/2018 04h10

Tem um picolé que faz parte da infância de todos, aquele de chocolate beeeem conhecido, sabor único e que naqueles dias que estou louca atrás de um doce, me seguro para não comprar. Mas, justamente pelo sofrimento, é que as ideias surgem. Assim que as coisas funcionam na culinária. Você pega uma dica daqui, um prato clássico dali, um gosto peculiar de lá… E surgem receitas para todos os gostos.

Esse picolé é uma delicia e quem tem criança em casa vai poder dizer "sim" tranquilamente a esse doce, já que eles amam um sorvete, ainda mais no verão.

Ingredientes:

  • 250g de avelãs;
  • 50g cacau em pó 100% (sem açúcar);
  • 250ml de leite vegetal da sua escolha (quem preferir pode usar leite normal na receita também, mas a receita não será mais vegana);
  • 4 bananas médias.
  • 2 colheres rasas de sobremesa de açúcar demerara ou mascavo (só use se achar necessário deixar mais doce. As bananas já adoçam naturalmente.)

Dica número 1:

Bananas não podem estar verdes, compre as que estão maduras para ajudar.

Dica número 2:

Você pode comprar o leite vegetal de sua escolha, mas dê preferencia aos que fazemos em casa.

Modo de preparo:

Asse por alguns minutos as avelãs em forno a 200 graus, assim é mais fácil de processar e extrair delas a gordura do bem, para dar liga à pasta de avelã com cacau.

Coloque-as, ainda mornas em um processador de alimentos (pode ser em liquidificador, mas teremos que ter um pouco de paciência para parar e mexer de vez em quando), junto ao cacau em pó 100% e deixe batendo até formar uma pasta lisa.

Tenha paciência, toda pasta de nuts demora de quinze a vinte minutos processando, até chegar ao ponto que desejamos. Portanto, não tenha pressa. No final, vai ficar tão gostoso que você vai querer comer de colher. Mas segure a vontade para o picolé.

Com a pastinha pronta, bata-a no liquidificador, com as bananas, o açúcar e o leite vegetal.

Coloque em forminhas de picole (ou em saquinho para fazer sacolé) e deixe no congelador até congelar bem (4h em média).

Nessa receita, temos carboidratos do bem, gorduras do bem e fibras!

Bem funcional.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.