Chef Funcional

Categorias

Histórico

Aprenda a fazer um creme com plantas alimentícias (PANC) e vegetais

Taise Spolti

14/01/2018 04h00

Crédito: iStock

Ora-pro-nóbis é uma planta e sua tradução significa ‘orai por nós’. Ela é uma PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) riquíssima em proteína, cerca de 25% de sua constituição. Possui um gosto marcante e bem saboroso, ótimo para incluir em receitas diversas como pães e marinadas. E a receita de hoje é inspirada no frio que atacou essa época do ano aqui no Sul do país. Com tanta chuva, esse é um caldinho que que aquece o coração e promove conforto, cuidando da gente.

Para climas não tão frios, o caldinho é uma ótima opção de entrada para amenizar a fome. Ainda mais esse, que possui pouquíssimo valor calórico.

Ingredientes:

  • 1 cebola;
  • 2 dentes de alho;
  • 2 col. de manteiga Ghee (a receita já está disponível no blog, aprenda a fazer essa manteiga medicinal em casa);
  • 10 folhas de ora-pro-nóbis;
  • 1/2 couve-flor;
  • 1/2 brócolis;
  • Sal;
  • Pimenta-do-reino moída na hora;
  • Gengibre em pó (a gosto);
  • Manjericão e tomilho (a gosto).

Modo de Preparo:

Refogue na panela a cebola e o alho com a manteiga Ghee. Quando a cebola estiver transparente, acrescente os demais ingredientes picado em pedaços pequenos e refogue. Importante deixar o talo da couve-flor e do brócolis. Retire da panela e leve a um liquidificador com meio copo de água morna. Processe, tempere com o gengibre, pimenta e sal e coloque tudo na mesma panela, para continuar o cozimento junto ao manjericão e tomilho. Se preferir ingerir o caldo com mais valor proteico, acrescente, à receita, frango em cubos ou desfiado.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Topo