Topo

Taise Spolti

Purê de Grão de Bico é rico em proteína e vitaminas do complexo B

Taise Spolti

06/12/2017 04h15

Crédito: iStock

Rico em proteína, sais minerais e vitaminas do complexo B, o grão de bico é o querido na alimentação de quem está diminuindo a ingestão de carne vermelha ou procurando alternativa para ingerir mais leguminosas. Esse purê é delicioso, incomum e deixa as pessoas na dúvida quanto aos ingredientes, pois surpreende os paladares.

Ingredientes:

  • 500g de grão de bico;
  • azeite de oliva;
  • sal;
  • pimenta-do-reino preta;
  • 3 dentes de alho cru;
  • suco de 1 limão;

Modo de preparo:

Deixe o grão de bico de molho por 8 horas, jogue a água fora e cozinhe em panela de pressão por aproximadamente 30 minutos. Coe o grão cozido e reserve um pouco dessa água para ajudar a processar.

Em um processador de alimentos ou no liquidificador, coloque o grão de bico cozido, os dentes de alho, o suco de limão, sal e pimenta e vá acrescentando o azeite em pequenas quantidades, alternando entre a água do cozimento e azeite. Ao chegar na consistência de purê, não se preocupe em deixá-lo liso, a graça dele é ter pequenos pedacinhos de casca que o deixa crocante e rústico. Volte esse purê para uma panela e deixe cozinhar mais um pouco até desgrudar do fundo da panela, tal como uma boa polenta da vovó.

 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.