Como fazer uma maionese fresca e que não leva ovos?
É possivel ter na geladeira uma maionese fresquinha, sem conservantes, fácil de fazer e que, de quebra, ainda é saudável e vegetariana. Com esse passo a passo super simples, você poderá fazer uma maionese fresca que pode acompanhar petiscos, saladas e também pode ser usada como base de molhos para carnes leves –como o nosso frango de cada dia.
Como toda receita que passo aqui, novamente vou bater na tecla da escolha de qualidade dos produtos. Então, para essa maionese, procure um bom azeite de oliva, com acidez baixa e que seja extravirgem. Se possível, também utilize os vegetais orgânicos e com boa procedência, de preferência de produtores locais para ainda ajudar na economia de sua cidade. Não preciso nem comentar que a curto, médio e longo prazo, a escolha dessa maionese é muito mais barata do que a comprada em prateleira de supermercado.
Então, vamos à receita?
Ingredientes:
- 1 cenoura média;
- 2 dentes de alho;
- suco de limão a gosto;
- sal e pimenta a gosto;
- azeite de oliva em fio (o quanto baste para a quantidade de maionese que desejar).
Modo de preparo:
Cozinhe a cenoura (descascada) até que fique bem mole, quase desmanchando. Coloque-a ainda morna dentro do liquidificador com os dentes de alho e algumas gotinhas de limão, bata até que vire uma pastinha. Desligue o liquidificador e mexa um pouquinho para misturar a pastinha que ficará no fundo do copo. Ligue novamente o liquidificador com a tampa e vá acrescentando o azeite de oliva em fio, tal como uma maionese normal, até a quantidade de maionese que desejar.
Ao final, desligue o liquidificador, tempere com sal e pimenta a gosto e também acerte o sabor do limão conforme desejar (essa parte de temperar a maionese é bem pessoal, você pode acrescentar ervas frescas como salsinha e cebolinha picada, tomatinhos picados, brinque com a imaginação e gosto!).
Guarde em um potinho, de preferência hermético, em geladeira, e bom apetite.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.