Chef Funcional

Categorias

Histórico

Cake de fruta da estação sem glúten e lactose para matar a vontade de doce

Taise Spolti

17/01/2018 04h15

Sei que é dificil entrar em uma cafeteria no meio da tarde ou após o almoço e resistir a uma sobremesa para companhar uma boa xícara de café. Sabendo disso, já que passo essa por ‘dificuldade’ há anos na minha vida, é que busco criar e recriar sobremesas que se encaixem nutricionalmente na minha alimentação e também no meu prazer de comer bem.

Sou mulher, logo, tenho muita vontade de comer doces em certos períodos do mês. E, há não muito tempo atrás, estava criando as receitas para ensinar nos meus cursos de gastronomia funcional. Quando notei que 100% dos inscritos eram mulheres, criei então uma sobremesa saborosa que pudéssemos deixar guardada na geladeira e levar também a qualquer lugar numa marmitinha. A base desse cake é firme e sempre a mesma, o que te facilita recriar sabores com as frutas que desejar por cima, pensando na sazonalidade e no sabor que mais gosta.

Ingredientes:

  • 1 col. de sobremesa de farinha de sorgo;
  • 1 col. de sobremesa de farinha de côco;
  • 1 col. sobremesa de fécula de mandioca ou farinha de batata-doce;
  • 1 col. de sobremesa de coco ralado seco sem adição de açúcar;
  • 1 col. de sopa de óleo de coco;
  • 2 col. de sopa de suco de laranja natural;
  • Para adoçar utilize açúcar demerara ou mascavo; 1 a 2 col. de sobremesa (experimente para não ficar muito doce, pois o suco de laranja já adoça naturalmente);
  • 1 maçã ralada (ou cortada finamente) em lâminas iguais.

Preparo:

Misture cuidadosamente e com um garfo todos os ingredientes, menos a maçã. A receita não leva ovos nem fermento, pois deve ficar com a consistência da “massa podre”. Então, utilize um garfo ou as mãos para esse processo.

Unte uma forminha pequena de alumínio (as de porção individual de mini cake ou de silicone) com óleo de coco e disponha as lâminas de maçã no fundo da forminha, forrando todo o fundo –acrescente um pouquinho de canela em pó se desejar.

Coloque a massa por cima e aperte bem, asse no forno a 200 graus durante 15 minutos. Você saberá quando está pronto apertando a massinha que deve estar dura, mas não seca. Para desenformar, vire a forminha ainda quente em um prato, se for de silicone basta abrir as laterais que se soltará.

Troque a maçã por banana, mirtilos, framboesa, pêssego, goiabas. O interessante é sempre usar frutas da estação.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Chef Funcional
Topo