Topo

Taise Spolti

Bolo integral de abóbora com coco: releitura doce de um prato clássico

Taise Spolti

07/06/2020 04h00

Crédito: arquivo pessoal

Um clássico brasileiro é a abóbora com coco.

E hoje vou ensinar para vocês como colocar essa combinação em um bolo, para apreciar em tardes de chuva (como está o tempo aqui de Florianópolis) com chá ou café. Nossa receita tem o doce da abóbora e contrasta com o coco sem açúcar, que deixa o sabor mais acentuado puro da fruta. Faz e me conta, tenho certeza que vai gostar.

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 2/3 de xícara de açúcar de coco (pode usar outro ou xilitol como opção)
  • 2 xícaras de abóbora cabotian picada (sem casca nem semente)
  • 1/2 xícara de óleo de coco ou azeite de oliva (mais ou menos 5 colheres)
  • 3 ovos
  • 1 colher de chá de fermento

Para a forma:

  • 1 colher de sobremesa de açúcar de coco e 3 colheres de coco natural ralado para caramelizar na forma
  • 1 colher de sopa de água

Preparo

  1. Unte uma forma redonda para bolo (principalmente as laterais) e coloque no fundo o açúcar e o coco, a água, e leve para caramelizar no fogo médio. Quando formar uma calda desligue e reserve.
  2. No liquidificador, bata a abóbora com o açúcar de coco, óleo e ovos durante 8 minutos (para retirar o sabor de ovo que pode ficar na massa de bolo), em uma vasilha separará misture a farinha e o fermento. Assim que der o tempo, misture o creme na farinha e mexa bem com uma espátula.
  3. Coloque na forma a massa de bolo e leve para assar por 30 minutos no forno já aquecido a 180 graus.
  4. Desenforme ainda quente.
  5. Se desejar, coloque mais coco ralado em cima.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.