Topo

Taise Spolti

Brigadeiro funcional plant-based: receita leva apenas 6 ingredientes

Taise Spolti

31/05/2020 04h00

Brigadeiro, trufa, bolinha… Não importa o nome que você der para essa bolinha deliciosa de chocolate, você vai se encantar com o sabor e facilidade de preparar.

E essa receita possui um nutriente muito poderoso: flavonoides do cacau, um antioxidante poderosíssimo para nossa saúde, e responsável também por ajudar no controle da ansiedade.

Você pode fazer e deixar na geladeira em potinho fechado durante uma semana, mas duvido que aguente ficar tanto tempo.

A receita não tem lactose, não tem glúten, e é baseada na dieta plant-based e com alimentos crus (crudivorismo).

Ingredientes

  • 1/2 xícara de tahine cru (o torrado fica muito forte para essa receita, mas pode usar também)
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco
  • 2 colheres de sopa de leite vegetal de sua preferencia (eu usei leite de coco mesmo)
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
  • 1 pitadinha de sal marinho
  • 1 colher de sobremesa de farinha de coco OU amido de milho

Preparo

  1. Em uma tigela, acrescente o tahine e o açúcar, misture bem com uma espatula até virar um creme.
  2. Acrescente em seguida todos os outros ingredientes e vá mexendo vigorosamente com o fundo da espatula, se necessário for, pois a massa ficará bem tenra e firme.
  3. Com uma colher, faça bolinhas do mesmo tamanho de um brigadeiro, e coloque em um prato, leve para a geladeira por 1h.
  4. Opções: se você quiser, use essa receita para recheios de tortas ou doces, basta acrescentar um pouco mais de leite vegetal para que a massa fique mais cremosa. Enrole-as também com coco, amendoim, amêndoas ou cacau em pó.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.