Topo

Taise Spolti

Biscoito de cacau e tahine é opção de lanche da tarde funcional

Taise Spolti

27/05/2020 04h00

Crédito: arquivo pessoal

Delicioso, especial para quem gosta de se envolver com o ato de cozinhar e preparar coisinhas gostosas. Esse tempo que estamos vivendo de distanciamento e isolamento acabou sendo especial para muitas pessoas que se sentiram mais envolvidas com a sua cozinha, sua saúde, sua familia.

Essa receita é daquelas que a gente se envolve com algo saudável, curte o passo a passo, e depois aprecia com uma xicara de café ou chá, com a familia.

Espero que façam e me contem o que acharam.

Ingredientes

  • 1/2 xícara de tahine torrado ou cru (o tahine torrado possui o sabor um pouco mais forte, ok?)
  • 1/3 de xícara de açúcar de coco (pode trocar por mascavo se preferir ou xilitol)
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha natural
  • 2 colheres de sopa de leite de amêndoas ou o leite a sua escolha (pode usar o leite que costuma consumir)
  • 3 colheres de sopa de cacau 100%
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitadinha de sal
  • 1 colher de sopa de amido
  • Opcional: gotas ou nibs de chocolate amargo

Preparo

  1. Primeiro misture em uma tigela o tahine, o leite vegetal, o açúcar e a baunilha, cuidado nessa hora para que você não misture muito vigorosamente, pois o tahine pode endurecer.
  2. Em seguida, coloque os demais ingredientes e vá misturando, de preferência com uma colher de bambu, que é mais firme. Somente no final quando a massa estiver pronta é que você mistura delicadamente o chocolate em gotas ou, também, gergelim ou coco ralado.
  3. Forre uma forma com papel manteiga e faça com a mão o formato de biscoito já achatados para assar uniformemente (essa receita tem menos gordura que as convencionais, por isso não asse em bola como é feito normalmente), asse então por 15 minutos a 180 ºC.
  4. Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de manusear.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.