Topo

Taise Spolti

Crazy cake: o bolo maluco de chocolate que não leva leite e ovos

Taise Spolti

17/05/2020 04h00

Foto: Arquivo pessoal

Bolo louco ou maluco é uma receita feita sem ovos, leite, manteiga, tigelas ou batedeiras. Também é chamado de bolo da depressão, pois foi criado nos anos 1930, nos Estados Unidos durante a Grande Depressão.

É um bolo que não leva ingredientes que eram caros e muito difíceis de serem encontrados na época: manteiga, ovos, leite… Sendo então uma boa pedida de doce saudável para tempos de ficar em casa, não acham?

Super fácil de fazer, não é criação minha, mas ainda hoje me surpreende que muitas pessoas não conheçam. Você não precisa usar cacau, pode fazer de baunilha também, retirando o cacau e acrescentando 1 colher de chá de essência natural de baunilha.

Eu ainda acrescentei uma granola por cima, com frutas vermelhas secas e nozes, castanhas… A receita da calda de chocolate está aqui no blog 🙂

Ingredientes

  • 1 xícara e meia de farinha de trigo integral
  • 3 colheres de sopa rasas de cacau 100%
  • 1 xícara de açúcar mascavo ou de coco ou xilitol
  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio (acredito que todos tenham isso em casa para fazer a higienização dos alimentos né? Se não tem, compre! É barato e extremamente eficiente para limpeza e desinfecção de alimentos)
  • Uma pitadinha de sal
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 xícara de água
  • 1/2 xícara de óleo de coco ou azeite de oliva

Preparo

  1. Misture a farinha, açúcar e cacau, bicarbonato e o sal, com uma colher.
  2. Após isso coloque o vinagre e o óleo, misture a água e mexa bem com a colher ou espátula.
  3. Ao atingir uma textura cremosa e lisa, leve para assar em forno já aquecido a 200 graus, em uma forma untada.
  4. O bolo deve ficar assando até começar a desprender das bordas da forma, o que leva cerca de 30 minutos.
  5. A receita é simples e rápida, e como não precisa de batedeira ou muitos utensílios, é bem legal para fazer com quem tem criança em casa, basta pedir para a criança ficar mexendo com a colher. Eles adoram.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.