Topo

Taise Spolti

Bolo no palito: aprenda versão prática usando bolos funcionais já prontos

Taise Spolti

13/05/2020 04h00

Crédito: iStock

Aqui no blog eu já ensinei alguns bolos, né? Já teve de bolo de cenoura, bolo de café, coco, fubá, molhado… Bolo pra todo gosto. Mas já aconteceu com você de demorar alguns dias para consmir a receita, e depois de uns dois dias ele começar a ficar seco? Se você não quiser desperdiçar esse bolo ressecado, uma boa saída é fazer o pirulito de bolo (ou bolinhas mesmo, nem precisa usar o palito, se não quiser).

Eu digo isso, pois aqui em casa adoramos um pedacinho de bolo, sempre faço versões saudáveis para que a Pietra possa comer também. Mas convenhamos que no dia seguinte, ou no terceiro dia, um terço do bolo que não comemos começa a ficar seco e ninguém mais quer. Então anota aí essa receitinha prática e deliciosa que vai reaproveitar aquele bolo de forma criativa sem muito esforço.

Ingredientes

  • 1 ou 2 xícaras de bolo picado que você tiver em casa (depende do quanto vocês deixaram sobrar rsrs)
  • 1 a 2 colheres de iogurte natural
  • 1/2 xícara de chocolate em barra amargo ou funcional

Preparo

  1. Coloque o chocolate para derreter no microondas por aproximadamente 1 minutos em potência média (cuidado: por conter mais cacau que as outras versões, os chocolates amargos não devem derreter em temperatura alta, pois o cacau pode queimar dando sabor amargo demais para o chocolate).
  2. Enquanto isso, coloque os pedaços de bolo no liquidificador e processe até virar uma farofa.
  3. Coloque essa farofa em uma vasilha e acrescente a colher (ou colheres) de iogurte e amasse vigorosamente com as mãos, unindo e deixando uma pasta firme de bolo, como uma massinha de modelar.
  4. Faça bolinhas com as mãos e, com o auxilio do palito espetado, afunde-o devagar no chocolate já derretido.
  5. Enquanto a calda de chocolate ainda está quente, você pode decorá-la com amendoim picado, nozes, nibs de cacau, flocos de arroz ou coco ralado.
  6. Leve à geladeira para o chocolate esfriar. Você pode colocar os palitos deitados em um prato, mas isso vai deixar uma marca no chocolate da cobertura. Para evitá-la, você pode espetar os palitinhos em um isopor e colocá-los dentro de um pote, para não virar.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.