Topo

Taise Spolti

Gratin de berinjela fatiada é receita fácil, saudável e low carb

Taise Spolti

10/05/2020 04h00

Crédito: Arquivo pessoalGente, sério… Essa receita, além de facílima de fazer, vai ao forno! E quem é mãe e dona de casa aqui vai me entender: receita de forno é tudo!

Porque podemos colocar rapidamente o nosso alimento lá dentro, existem inúmeras receitas, e ainda dá para programar o tempo e ir cuidar da casa, ficar com o filho, e quando voltar, estará pronto! Eu gosto de receitas que economizem tudo: tempo, dinheiro e louça.

Esse gratin é rapidão, rende bastante, com certeza fará você incluir a berinjela na sua rotina de um modo diferente e cheio de nutrientes. Além disso, é uma carta na manga para quem está fazendo dieta low carb ou mais restritivas, ou então para quem ama comida gostosa e, de quebra, que seja saudável.

Você pode servir a berinjela com o acompanhamento que preferir, pois vai combinar com praticamente tudo: arroz e feijão, carnes, saladas…. Você escolhe!

Ingredientes

  • 1 berinjela grande
  • 1 tomate médio
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 colher de sobremesa de mostarda dijon (pode usar a mostarda escura se não tiver a dijon também!)
  • 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
  • algumas folhas de manjericão fresco (umas três em cada fatia de berinjela está ótimo)
  • 1 colher de sobremesa de shoyu (use de coco, light ou fermentado, o mais natural possível tá?)
  • 1/2 xícara de queijo maturado ralado (eu usei colonial da feirinha, pode usar parmesão, colonial, canastra ou o que você preferir)

Preparo

  1. Limpe e higienize bem a berinjela e corte-a em 4 tiras grossas.
  2. Em um potinho misture a mostarda, o shoyu e azeite de oliva, coloque um pouco de sal e pimenta. Prove para que fique ao seu gosto.
  3. Unte uma forma com um pouquinho de azeite e coloque a berinjela, passe de forma generosa o molho por cima de cada uma, acrescente o tomate cortado em fatias finas até preencher todo o espaço, disponha a seu jeito. Espalhe as filhinhas de manjericão e por fim, coloque generosamente o queijo.
  4. Leve para assar no forno pré aquecido a 200 ºC por 20 minutos, e depois ligue a função grill (ou gratinar) por mais 10 minutos até que o queijo forme essa casquinha.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.