Topo

Taise Spolti

Comida que conforta e é saudável: frango ao vinho no forno

Taise Spolti

29/04/2020 04h00

Crédito: arquivo pessoal

Pois é! O prato conhecidíssimo lá na França, chamado de coq au vin, é bem típico de muitas regiões do Brasil também, mas obviamente que usamos o nosso toque brasileiro, e em tempos de quarentena, nosso toque econômico também (já que usando itens que já temos na geladeira, evitamos desperdício e também sair de casa).

É uma receita fácil, pois não precisa muita técnica, varia de sabor pois você poderá incluir ou retirar algum ingrediente, mas uma coisa é certa: é riquíssima de sabor e nutrientes! É uma refeição completa, barata é fácil de fazer (e suja pouca louca também rsrs).

Obs.: você não precisa usar vinho, troque a quantidade de vinho branco por água e limão misturados. Esta é uma variação de frango ao vinho para deixá-la mais fácil e nutritiva, você pode fazer a mesma receita na panela de pressão se preferir.

Ingredientes

  • 3 coxas e sobrecoxas de frango sem a pele
  • 3 batatas inglesas
  • 1 batata-doce média
  • 1 cenoura
  • 1 cebola
  • 1 ramo de: tomilho fresco, manjericão, alecrim, alfavaca
  • Sal e pimenta preta ou verde a gosto
  • 1 colher de sobremesa ou menos de açúcar de coco
  • 1/3 de xícara de vinho branco seco
  • 2 colheres aproximadamente de vinagre de maçã ou de arroz
  • 1 fio de azeite de oliva

Preparo

  1. Em uma forma grande pique as batatas em tamanhos grandes com casca (lave bem antes), a cenoura em rodelas grandes, a cebola em pedaços e disponha um fio de azeite por cima. Tempere com sal e pimenta e misture bem com as folhas frescas de ervas picadas (para liberar seu sabor e aroma).
  2. Limpe as coxas e sobrecoxas para retirar a pele e excesso de gordura, esfregue então por toda superfície das peças de frango o sal, açúcar de coco, pimenta e vinagre de maçã. Assim que estiver bem temperado, coloque por cima dos legumes e batata e adicione o vinho por cima de tudo (ou a água com limão).
  3. Cubra com papel alumínio e leve para assar no forno a 200 ºC por 30 minutos. Retire o papel e deixe assar por mais 30 minutos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.