Topo

Taise Spolti

Aprenda fazer uma calda de chocolate saudável com 4 ingredientes

Taise Spolti

22/04/2020 04h00

Crédito: Arquivo pessoal

Já ensinei muitas receitas de bolos funcionais aqui no blog e durante todo esse tempo que me dediquei a gastronomia saudável, onde adaptamos receitas para que sejam melhores opções dentro da realidade de cada um, uma das dúvidas que mais recebo é sobre caldas de chocolate para diversas receitas (desde bolos até sorvetes, pipoca, cookies…).

No geral, não é necessário muita coisa para uma excelente cobertura. Mas assim como com qualquer receita, o ideal é não abusar das quantidades. Nesta versão, usaremos cacau 100%, que  está associado ao controle de apetite e saciedade e açúcar de menor indice glicemico ou xilitol (adoçante natural).

 

Ingredientes:

3 colheres de sopa de cacau 100%

3 colheres de sobremesa rasa de açúcar de coco ou xilitol

3 colheres de sobremesa de água

2 colheres de sobremesa de manteiga ghee ou manteiga de coco (ambas em ponto pasta, ou seja, deixar resfriadas para 'endurecer')

Preparo:

Em uma frigideira de lateral alta ou uma panela pequena, coloque a água, o cacau e o açúcar. Mexa bem para misturar tudo e ligue em fogo médio para não queimar o fundo. Não é necessário mexer, deixe que borbulhe até começar a engrossar. Depois, coloque uma espatula para verificar se, ao arrastar ela no fundo, o liquido demora para voltar ao normal e fechar o 'rastro' que a espatula deixou. Quando isso acontecer, será o sinal que já está formando um caramelo de cacau, quanto mais reduzido mais grossa a calda fica.

Desligue o fogo e acrescente a manteiga, não mexa com a espatula, mas faça movimentos circulares com a frigideira para que o caramelo quente derreta a manteiga devagar e o molho se monte (essa técnica é chamada de MONTAGEM na culinária), ou seja, você estará montando sua calda. Ao mexer com a colher ou espatula você não deixara a manteiga se derreter sozinha deixando a calda brilhosa e uniforme. Deixe esfriar e espalhe pelo bolo (ou outra receita).

 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.