Topo

Taise Spolti

Bolo integral de coco e laranja: aprenda receita de lanche saudável

Taise Spolti

05/04/2020 04h00

Crédito: Arquivo pessoal

Às vezes algumas pessoas me relatam do medo que possuem em fazer a troca da farinha de trigo pela integral nas receitas doces. O fato, porém, é que não há diferença alguma de sabor, apenas na coloração que pode ficar um pouquinho mais escura, mas se comparado ao beneficio nutricional de termos uma opção integral a cor é o de menos.

Esse bolinho de coco e laranja é integral, saboroso e muito fácil, caso você queira adicionar mais coco ralado por cima sem açúcar ou então nibs de cacau e chocolate amargo, ficará uma delícia!

Ingredientes

  • 1 xícara de açúcar de coco ou a mesma quantidade de xilitol
  • 2 xícaras de farinha de trigo integral
  • 4 ovos
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 3 colheres de sobremesa de manteiga ghee (manteiga clarificada em casa mesmo) em temperatura fria (ponto pasta)
  • Raspas de 1 laranja
  • 200 mL de leite de coco integral
  • 100 mL de suco de laranja natural
  • Alguns pedacinhos de chocolate amargo funcional ou nibs de cacau

Preparo

  1. Bata a manteiga com o açúcar de coco em uma batedeira velocidade média até formar um creme lisinho (5 a 7 minutos), sem desligar a batedeira, vá acrescentando um ovo de cada vez, e continue batendo até formar um creme esbranquiçadinho e liso. Coloque então a farinha e bata por 2 minutos.
  2. Com uma espátula, misture o fermento, delicadamente, e inclua 50 mL de suco de laranja e 50 mL de leite de coco a massa do bolo. Misture as raspas de laranja e coloque em forminhas para assar, aperte no centro de cada bolinho pedacinhos de chocolate funcional amargou ou nibs de cacau  e leve para assar por aproximadamente 20 minutos a 180 graus. O segredo está quando as laterais começam a se desgrudar da forma.
  3. Enquanto isso, em uma panela, coloque o leite de coco com o restante do suco e aqueça para formar uma caldinha, o fogo deve estar médio. Assim que tirar o bolo do forno, jogue a calda ainda morna por cima com o auxílio de uma colher ou concha pequena.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.