Topo

Taise Spolti

Abóbora paulista recheada com frango é opção de refeição low carb

Taise Spolti

09/02/2020 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

A abóbora possui baixo carboidrato por porção (em média 10 g de carboidrato de baixo índice glicêmico por porção de 100 g), e se torna muito aliada de quem está nesse perfil de dieta low carb ou com acompanhamento específico para restrição alimentar.

Uma sugestão é preparar essa refeição completa para dividir na mesa, uma refeição compartilhada, e você pode trocar o recheio de frango por carne ou cebolas caramelizadas em shoyu, por exemplo, que ficarão deliciosas!

Ingredientes

  • 1 abóbora paulista média
  • 300 g de peito de frango pré-cozido com sal, pimenta e manjericão
  • 1 raminho pequeno de folhas de manjericão
  • 1 raminho pequeno de tomilho ou alecrim
  • 1 fio generoso de azeite
  • Sal e pimenta agosto

Preparo

  1. Primeiro pré-cozinhe o frango em pedaços pequenos numa panela de pressão com manjericão, sal e pimenta, para ficar bem temperado.
  2. Reserve ele já cozido e drenado (jogue a água e, se formar espuma, lave o frango também após cozinhar).
  3. Higienize bem a casca na abóbora e corte-a ao meio, retire as sementes e deixe bem cavado o espaço onde vai rechear.
  4. Adicione o frango em pequenos pedaços (ou desfiado, se preferir), salpique o sal e pimenta, as folhas de ervas frescas, e um fio de azeite.
  5. Delicadamente coloque a outra metade da abóbora por cima encaixando bem, embrulhe com cuidado com alumínio e leve para assar por 30 minutos a 180 graus.
  6. Desembrulhe com muito cuidado por causa do vapor.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.