Topo

Taise Spolti

Molho picante de manga verde para incrementar as refeições

Taise Spolti

02/02/2020 04h00

Caio Cezar/UOL

A culinária brasileira é abundante em sabores, cores e texturas. Por termos acesso à grande parte dos ingredientes que encontramos na culinária mundial, é fácil adaptar e recriar muitas receitas, dando o nosso toque especial.

O molho picante à base de manga verde, receita comum em países como Índia e Tailândia, é simples de fazer e incrementa pratos com frangos e vegetais assados, por exemplo. Também é possível preparar a receita com goiaba ou manga madura.

Para fazer é bem simples e você poderá dar sabor a muitos preparos como frango e vegetais assados por exemplo, enriquecendo sua alimentação de forma saudável.

Ingredientes

  • 1 xicara de vinagre de maçã
  • ½ xicara de açúcar de coco ou mascavo
  • 2 mangas ainda verdes
  • ½ cebola
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pimenta dedo de moça (pode usar metade se quiser menos picante)
  • 5 a 6 folhas de hortelã
  • 1 pedaço do tamanho de uma colher de chá de gengibre raiz

Modo de preparo

Coloque o vinagre e açúcar em uma panela e esquente até que o açúcar dissolva. Remova a pele das mangas verdes e corte-as em cubos. Adicione os pedaços à panela com a cebola picada bem pequena (pode ralar também) e cozinhe durante 20 a 30 minutos, mexendo de vez em quando. Quando as mangas estiverem macias, adicione sal, pimenta, hortelã picada e o gengibre ralado sem a casca.

Cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo e, se for necessário, acrescente 1 copo de água.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.