Topo

Taise Spolti

Fudge brownie integral é sobremesa cremosa e funcional

Taise Spolti

26/01/2020 04h00

Foto: Caio Cezar/UOL

Quando a gente fala em fudge já vem na cabeça aquela cremosidade e sabor intenso né? Um fudge brownie é um brownie cremoso que quando comido frio (ao contrário do brownie que é quente ou morno) parece um tablete de chocolate na boca. Adaptações para deixar ele integral contribuíram para a minha mais nova paixão. E é bem simples viu?

Ingredientes

  • 1 xícara de óleo de coco em temperatura fria (ainda duro)
  • 1 xícara de açúcar de coco ou xilitol
  • 1 pitada de sal
  • 1 xícara de cacau 100%
  • 1 colher de chá de baunilha
  • 2 ovos inteiros
  • 1 xícara de farinha integral 100%

Preparo

  1. Em uma batedeira bata o açúcar com o oleo de coco ainda duro até formar uma pasta cremosa, acrescente o cacau e mexa com uma espatula até misturar bem.
  2. Acrescente o sal, a baunilha e 1 ovo, misture bem, só então acrescente o outro ovo.
  3. Por fim, acrescente a farinha integral já peneirada e mexa até incorporar bem os ingredientes.
  4. Asse em forno por 15 minutos em temperatura 180 graus, assim que formar uma casquinha por cima desligue o forno e retire de dentro para que o calor não continue assando a massa.
  5. Deixe esfriar em um ambiente frio com um pano limpo por cima.
  6. Para a calda, usei 4 colheres de nectar de coco e 1 colher de sobremesa de cacau puro, esquentei no fogão e ao desligar acrescentei 1 colher de sobremesa de manteiga ghee. Incorpore até ficar liso e brilhante.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.