Topo

Taise Spolti

Couve-flor assada: receita é fácil e saborosa

Taise Spolti

08/12/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

Na onda do low carb e dietas cetogênicas, muitos alimentos naturais e riquíssimos em nutrientes estão sendo recolocados na mesa dos brasileiros. Os que mais foram lembrados são berinjela, couve-flor, abobrinha, cogumelos, abóbora moranga e outras leguminosas.

A couve-flor além de ser rica em vitamina C (mas feita de maneira correta para não perder os nutrientes), ela é versátil na gastronomia, podendo ser usada tanto para fazer purês e cremes, como massas e aperitivos.

Para a receita de hoje optei por manter o formato natural e orgânico dela, valorizando a sua beleza. Facílima de fazer basta trocar as ervas para sempre ter sabores novos na mesa.

Ingredientes:

  • 1 couve-flor média sem folhas
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva
  • sal marinho moído na hora
  • 1 colher de mostarda dijon
  • 4 a 5 folhas de sálvia fresca
  • pimenta preta ou verde moída na hora a gosto

Preparo:

  1. Lave e seque bem a couve-flor e reserve.
  2. Aqueça bem um forno a 230 graus e enquanto isso misture em uma xícara a mostarda, sal, pimenta, mostarda e sálvia picadinha.
  3. Espalhe com as mãos essa mistura por toda a couve-flor, embrulhe-a em um alumínio e leve para assar por 25 minutos.
  4. Retire do forno, retire o alumínio e volte para o forno por mais 8 a 10 minutos para dourar um pouquinho por fora e secar o excesso de umidade que ela poderá ter.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.