Topo

Taise Spolti

Fazer alcachofra pode ser fácil! Veja receita simples com o alimento

Taise Spolti

01/12/2019 04h00

Crédito: iStock

A alcachofra é muito conhecida pelo seu sabor único, mas poucos sabem sobre seus benefícios à saúde. O vegetal é um excelente alimento para auxiliar no controle do colesterol, possui, dentre várias vitaminas e minerais, um destaque para o ácido fólico, as vitaminas B6, B12, vitamina A, E, D e vitamina K.

Infelizmente muitas pessoas não compram a alcachofra, mesmo quando ela está em época e com preços bem abaixo do normal, por não saber como usar ou como preparar, e a receita de hoje é para facilitar essa relação. Tenho certeza que você vai amar:

Ingredientes

  • 2 alcachofras inteiras
  • 1/2 vidrinho de leite de coco
  • raspas de 1 limão siciliano
  • 2 colheres de sobremesa de manteiga ghee ou manteiga extra
  • suco de 1/2 limão (use o limão siciliano que usou as raspas)
  • sal a gosto moído na hora

Preparo:

  1. Corte o talo das alcachofras, e retire as primeiras e maiores pétalas. Corte-as ao meio.
  2. Em uma panela pequena, coloque a manteiga, suco de limão e raspas e deixe em fogo baixo até que a manteiga derreta e se misture bem ao suco.
  3. Coloque as alcachofras com o miolo voltado para baixo e deixe aquecer bem.
  4. Em seguida, coloque o leite de coco, acerte o sal e feche a panela deixando cozinhar em fogo médio por aproximadamente 20 minutos ou até que amoleça bem as ultimas pétalas.
  5. Retire da panela e sirva com o próprio molho da panela ao lado.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.