Topo

Taise Spolti

Purê de cará: aprenda receita com alimento rico em vitaminas e fibras

Taise Spolti

20/11/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Um bom alimento para substituir a batata inglesa e também como substituto do ovo, a batata cará está presente em muitas receitas, pela versatilidade de combinações já que seu sabor é suave, ou como auxiliar nos preparos de alimentos que não podem ir ovos (ensinei um muffin aqui usando a batata como substituto do ovo, viram?).

Possui quantidade significativa de vitaminas do complexo B e rica em fibras solúveis.

Esse purê além de muito simples e saboroso, pode ser uma excelente opção para incrementar a alimentação das crianças, experimentando novas texturas e sabores. Aqui em casa com a Pietra já é um sucesso.

Ingredientes

  • 2 batata cará média (aprox. 150 g cada)
  • 2 colheres de sopa de manteiga Ghee (ou o mesmo de leite de coco para deixar mais liso o purê)
  • 1 fio de azeite de oliva
  • sal e pimenta verde moída na hora a gosto
  • 1 copo da água do cozimento da batata

Preparo

  1. Limpe e higienize as batatas, corte em pedaços grandes sem a casca e cozinhe em fogo médio até amolecerem bem. Comece a cozinhar sempre com água fria.
  2. Ao estarem no ponto mole de purê, retire as batatas e amasse-as em uma tigela com amassador de batatas ou então em uma forma, acrescente a manteiga ou leite de coco, o azeite e misture bem.
  3. Devolva essa mistura para a panela com somente 1 copo da água do cozimento (o restante pode descartar), e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo mexendo bem com uma espatula.
  4. Acerte o sal e pimenta e estará pronto.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.