Topo

Taise Spolti

Saiba como preparar um azeite aromático em casa

Taise Spolti

27/10/2019 04h00

(Foto: Caio Cezar/UOL).ra garantir sabor a qualquer preparo e manter a alimentação saudável, o uso de azeite extravirgem já está bem enraizado, e o uso culinário dele é diverso, por isso muitos Chefs utilizam seus próprios azeites aromáticos para preparos exclusivos.

Eu também tenho alguns em casa, compro um azeite extravirgem de boa qualidade e faço dele outros três azeites de aromas diferentes. O de hoje é azeite aromático de alho, ótimo para finalizar ou cozinhar qualquer preparo pois o alho vai bem com praticamente todos os pratos salgados.

Use ervas frescas no lugar do alho para criar seus próprios sabores e aromas.

Ingredientes:

200mL de azeite extravirgem

1/2 cabeça de alho (máximo 6 dentes)

Preparo:

Em uma panela pequena ou em uma leiteira, coloque o azeite com os dentes de alho sem a pele e coloque em fogo baixo. Se o fogo do seu fogão for muito alto, deixe apenas em meia boca. O importante é que o azeite nunca aumente de temperatura a ponto de o seu dedo menor não aguentar mais que 3 segundos em imersão.

O cozimento das ervas ou do alho deve ser lento e baixo para preservar as propriedades fitoterápicas das ervas e também do azeite para que a gordura dele não sature.

Deixe em fogo por aproximadamente 30 minutos e desligue. Coloque em um recipiente de vidro fechado e feche bem.

Reserve esse azeite por pelo menos 3 dias até abrir e fazer o primeiro uso.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.