Topo

Taise Spolti

Tempero caseiro para substituir o sal: gremolata com laranja

Taise Spolti

25/09/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

A gremolata é um tempero tipico italiano composto basicamente por três ingredientes: alho, salsinha e raspas de limão. Esse tempero natural é muito usado no mundo todo não só para temperar carnes, saladas e todo tipo de preparo que imaginar, mas por ser capaz de susbtituir o sal de cozinha, sendo um grande aliado ao paciente com hipertensão que recebeu indicação médica para redução do sal.

Fácil de fazer e substitui aqueles temperinhos secos industrializados, a gremolata com casca de laranja pode te ajudar no preparo de frangos, saladas, legumes assados, carnes bovinas e até carne de porco. Deve ser preparada para consumo imediato, não reserve em geladeira, ok?

Ingredientes:

  • Raspas de 1/2 laranja
  • Raspas de 1/2 limão tahiti ou siciliano
  • 1 dente de alho pequeno
  • 3 colheres de sobremesa (equivalente a um pequeno punhado) de salsinha fresca OU cebolinha fresca
  • 1 raminho pequeno de tomilho

Preparo:

  1. Com uma faca afiada, pique bem o alho junto a todos os ingredientes, assim no momento em que está picando, os ingredientes já se misturam de forma homogênea.
  2. Use imediatamente, pode ser usada fresca em finalizações ou para temperar e assar ou cozinhar.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.