Topo

Taise Spolti

Flan de baunilha e lavanda: sobremesa é prática e funcional

Taise Spolti

14/08/2019 04h00

Crédito: iStock

Muitos conhecem a lavanda pelo poder de acalmar e tranquilizar, mas poucos reconhecem o seu uso na culinária.

A lavanda é aromática e possui óleos essenciais que auxiliam na ansiedade, é comum o uso de essências e óleos essenciais para quem possui problemas de sono por exemplo, e até para crianças, o uso na culinária é um pouco desconhecido e requer um cuidado para extrair o efeito desejado: fazer infusão.

Para esse flan simples e fácil de baunilha, acrescentei a lavanda ao leite para ferver e fazer infusão de lavanda junto a baunilha, e o resultado é um flan saudável que auxilia, de forma indireta, no controle de ansiedade.

Temos como regra geral na alimentação saudável a utilização dos ingredientes como nosso remédio, nosso alimento deve ser nosso remédio, que cura e que previne.

Para diabéticos ou restrições em açúcar: use o xilitol no lugar do açúcar mascavo ok?

Ingredientes

  • 500 mL de leite sem lactose ou desnatado
  • 1/2 fava de baunilha (pode usar 1 colher de chá de essência natural)
  • 1 colher de chá de lavanda seca
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo integral
  • 3 colheres de sobremesa de amido de milho em pó

Preparo

  1. Aqueça o leite com a essência, o açúcar e a lavanda.
  2. Antes da fervura, retire a panela do fogo e coe para a lavanda sair, misture 1/2 copo desse leite com o amido de milho, misture bem, quando estiver liso, volte essa mistura para a panela com o restante do leite e volte a panela para o fogo em fogo médio até engrossar.
  3. Coloque o creme em várias forminhas pequenas de cupcake e leve a geladeira por 2 h antes de desenformar.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.