Topo

Taise Spolti

Arroz colorido e nutritivo reutilizando água de cozimento de vegetais

Taise Spolti

05/06/2019 04h00

Foto: Caio Cezar / UOL

Como muitos sabem, minha bebê está na fase de introdução alimentar e esses dias fiz um arroz colorido para ela que fez o maior sucesso com os adultos.

Aqui em casa usamos uma técnica bacana no preparo do arroz, para aproveitar nutrientes de outros alimentos: reutilizar a água do cozimento.

Quando cozidos, alguns alimentos como batata roxa e beterraba soltam sua linda coloração na água, assim como alguns nutrientes como as vitaminas hidrossolúveis. Se essa água de cozimento for descartada, esses nutrientes são perdidos. Então, a dica é muito simples e excelente para qualquer prato: reutilize a água do cozimento para preparar outros, como sopas, carnes ensopadas (como frango), e um arroz colorido!

Ingredientes:

  • 500 ml de água do cozimento de batata roxa (pode ser beterraba, cenoura, para cor alaranjada, ou espinafre, para cor verde)
  • 200g de arroz integral ou parboilizado
  • 1 folha de couve
  • um punhado de tomate cereja e outros ingredientes que desejar para incrementar, como amêndoas
  • azeite, sal e pimenta a gosto
  • 1 dente de alho

Preparo:

  1. Após cozinhar a batata roxa, ao invés de jogar a água fora, reserve-a.
  2. Em uma panela, refogue o dente de alho picado com azeite, aqueça a água da batata roxa e coloque na panela com o arroz. Tempere com sal e pimenta e cozinhe em fogo médio até secar, para ficar soltinho.
  3. Pique o tomate cereja e a couve e acrescente à panela do arroz. Se desejar, adicione amêndoas laminadas. Sirva quente.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.