Topo

Taise Spolti

Frutas desidratadas são ótimas opções de lanche: aprenda a fazer

Taise Spolti

29/05/2019 04h00

Foto: Caio Cezar/ UOL

Frutas secas são uma ótima opção para beliscar quando bate a vontade de comer algo doce, geralmente no trânsito, na roda de chimarrão como fazemos aqui no Sul ou assistindo uma série de TV.

A retirada da água dos alimentos faz com que o tempo de conservação aumente sem perder os nutrientes, pois o calor baixo não os degrada. O doce das frutas fica mais acentuado, então a dica é comer com cautela na quantidade e manter a casca, assim o teor de fibra fica mais elevado.

Essa opção de secar frutas é ótima para diminuir o desperdício, afinal muitas coisas que compramos às vezes acabam indo fora pois um ladinho da fruta começa a estragar e jogamos a fruta inteira no lixo, basta cortar a parte que está iniciando a degradação, higienizar bem o restante e assar.

Ingredientes

  • 2 maçãs com casca

Dica: pode fazer com abacaxi (esse sim, retire a casca), pera, ameixa, pêssego ou a fruta que desejar e que esteja na época.

Preparo

  1. Higienize bem o alimento e corte em rodelas (fatias) finas e pequenas.
  2. Disponha em uma forma e leve ao forno a 100 graus, durante 1 h a 1h 30.
  3. Não tenha pressa: o processo deve ser feito em calor baixo e controlado e não é necessário acrescentar açúcares ou untar a forma.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.