Topo

Taise Spolti

Muffin de alho e bacon: receita é saborosa e sem lactose

Taise Spolti

26/05/2019 04h00

Foto: Caio Cezar/ UOL

Quem não gosta de bacon? Pois é, meio que unanimidade o alimento é um queridinho entre aqueles que comem carne, está presente em alguns preparos deliciosos e acreditem: não é vilão. A alguns anos foi desmistificado que mesmo a parte mais gordurosa desse alimento, se ingerida em poucas quantidades, não oferece risco a mais para aqueles que já possuem uma alimentação limpa e mais saudável.

Para pessoas que possuem alimentação desregrada ou com hábitos de vida que não são saudáveis, o ideal é evitar o consumo excessivo de gorduras saturadas, bem como frituras e outros alimentos, mas caso a redução de alguns alimentos possa ser muito drástica para alguns indivíduos, a orientação é que aos poucos retiremos itens maléficos a saúde, substituindo-os por opções mais saudáveis, como no caso da farinha integral, semolina de trigo duro, semolina integral, e como nessa receita, utilizar apenas a parte magra do bacon.

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha integral
  • 1 ovo inteiro
  • 2 colheres de bacon picado
  • 2 dentes de alho
  • sal e pimenta a gosto
  • 4 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 colher de sobremesa de fermento em pó
  • 1/2 xicara de água morna

Preparo:

  1. Aqueça o forno a 200 graus. Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até que forme uma massa lisa e densa.
  2. Unte forminhas de muffin ou cupcake e asse por 20 minutos ou até que fiquem dourados.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.