Topo

Taise Spolti

Palitos de polenta de painço são alternativa de snack saudável

Taise Spolti

01/05/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Aqui no sul, principalmente no Rio Grande do Sul, a gente sempre come polenta, a tradicional é feita de milho e quando deixamos ela bem dura, de um dia para o outro na geladeira, podemos cortar em palitinhos e fritas. São os palitinhos de polenta fritos, que são acompanhamentos em bares e afins. Cá entre nós, sabemos que fritura não é saudável.

A troca do milho pelo painço é pelo sabor delicioso e também por não ser um grão transgênico, já que é bem difícil de achar milho não transgênico, ele possui alto teor de fibras, e é rico em manganês e fosforo.

Ingredientes:

  • 100 g de grão de painço descascado
  • Sal e pimenta a gosto
  • água quente para cozimento (o quanto baste)
  • paprica defumada em pó

Preparo:

Em uma panela, coloque os grãos de painço e ligue o fogo, mexendo para que os grãos apenas aqueçam e não queimem. Acrescente o sal e pimenta e cubra com agua, deixe que essa primeira água seja absorvida totalmente e acrescente mais. A cada vez que a agua começar a diminuir, cubra com mais água. Quando os grãos estiverem abertos, acrescente um copo de água e deixe cozinhando em fogo médio, quando tiver absorvido metade, processe com um mixer ou no copo do liquidificador (cuidado para deixar a tampa pequena do liquidificador aberta, caso contrário criará pressão do vapor quente e poderá causar acidentes!).

Volte para a panela esse creme e deixe cozinhar mais um pouco.

Disponha o creme em uma forma para bolo retangular e espalhe bem, leve para a geladeira e deixe de um dia para o outro, você vai ver que ele fica bem firme.

Corte em palitos, passe cada palitinho um pouco de paprica defumada e sal, leve ao forno a 300 graus em uma forma untada com um pouco de azeite e deixe que fiquem com a casquinha crocante.

Está pronto.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.