Topo

Taise Spolti

Creme de aipim e cebola: funcional e um trunfo para dias mais friozinhos

Taise Spolti

17/04/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Aqui no Sul estamos tendo dias quentes intercalados com dias frios, bem típico dessa estação, e haja saúde para aguentar tanta troca de temperatura!

Em dias mais friozinhos, já apetece refeições reconfortantes, gostosas e quentes, que aquecem a alma também. Esse creme de aipim e cebola fica tão gostoso, e claro, você pode trocar o aipim por batata ou inhame. Crie sua própria combinação, a cebola é importante para o sistema imunológico, então usaremos em boa quantidade.

Ingredientes

  • 2 cebolas brancas 
  • 300 g de aipim cozido
  • Água do cozimento o quanto baste 
  • Azeite de oliva 
  • Sal e pimenta a gosto 
  • 1 folha de sálvia fresca 

Preparo

  1. Cozinhe o aipim até que fique em ponto bem mole. Reserve com um pouco da água do cozimento. 
  2. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e as cebolas picadas. Refogue até que fiquem bem douradas, mas não escura. Acrescente a sálvia e refogue junto. Quanto mais refogada a cebola ficar, mais forte e amargo ficará o sabor, então cuidado.
  3. Em um liquidificador, processe a cebola com o aipim e 2 copos de água do cozimento, vá acrescentando água conforme necessário para formar o creme. 
  4. Volte o creme para a panela e tempere com sal e pimenta.
  5. Para servir, uma ou duas colheres de iogurte com azeite de oliva da um toque muito especial! 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.