Topo

Taise Spolti

Batata Anna com maionese sem ovos: receita funcional e saborosa

Taise Spolti

10/04/2019 04h00

Crédito: iStock

Existem mil formas de preparar batatas, de todos os tipos de batatas, mudando apresentação, tempero, para manter na alimentação um alimento tão rico como a batata doce, e que está presente na dieta de muita gente. Para hoje, escolhi uma receita do século 19, francesa, deliciosa e também muito simples.

Prepare sua manteiga ghee, que já ensinei a fazer, e use-a para manter o sabor amanteigado da receita.

Ingredientes

Batata

  • 1 batata doce sem casca;
  • 1 ramo de alecrim;
  • sal e pimenta a gosto.

Molho

  • 1/2 cenoura;
  • 1 colher de sobremesa de mostarda;
  • Sal e pimenta a gosto;
  • Vinagre de maçã;
  • 2 colheres de sobremesa de queijo cottage.

Preparo

  1. Com ajuda de um fatiador de alimentos, lamine a batata em rodelas sem a casca.
  2. Unte forminhas de cupcake ou pequenos ramequins e vá colocando as rodelas de batata sobrepostas preenchendo bem os espaços. Por cima, coloque um raminho de alecrim (só para dar aroma), uma pequena quantidade de manteiga ghee, sal e pimenta.
  3. Asse em forno a 200 graus por aproximadamente 20 minutos sem a função grill.
  4. Para desenformar, vire as forminhas de modo que o fundo das batatas fique para cima.
  5. Para o molho, iremos usar nossa maionese sem ovos com queijo cottage: cozinhe a cenoura até que fique em ponto bem mole, pique e coloque em um liquidificador com a mostarda, sal, pimenta e algumas gotinhas de vinagre de maçã.
  6. Processe até virar um creme e vá acrescentando azeite em fio até formar uma maionese, desligue o liquidificador e misture com 2 colheres de sobremesa de cottage.
  7. Sirva as batatas com esse molho e a carne que preferir, como frango ou carne bovina.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.