Topo

Taise Spolti

Tortinha de alho-poró sem massa é opção funcional para lanche

Taise Spolti

07/04/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Olha que bacana, poder comer uma quiche, ou tortinha, ou como quiser chamar, mas sem se preocupar com massa pesada, cheia de glúten e gordura, já que não tem massa nenhuma!

Eu adoro tortinhas, adoro poder comer com a mão e me alimentar bem, tomar uma boa xícara de café e poder desfrutar de lanches saudáveis. 

Super-rápido de fazer e faz muito sucesso, essa tortinha tem recheio fofinho e por fora o que sustenta é batata doce, incrível! 

Ingredientes

  • 1 batata doce laminada
  • 1 ovo 
  • 80 g de ricota fresca (pode usar ricota de búfala também!)
  • 2 colheres de sopa de alho-poró picado (não tem alho poró? Usa cebolinha fresca! Delicia também)
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta a gosto 
  • Orégano seco a gosto 

Preparo

  1. Descasque a batata e com o auxílio de um laminador de alimentos, lamina-a no sentido do comprimento, formando folhas de batata doce, deixe em água com uma pitadinha de sal para não escurecer, e reserve. 
  2. Misture todos os ingredientes, menos o alho-poró, em um liquidificador, e bata até formar um creme liso. 
  3. Retire e misture com o auxílio de uma colher o alho-poró. 
  4. Misture o orégano seco. 
  5. Em forminhas de cupcake, unte com azeite ou óleo de coco e forre com as lâminas de batata doce. Uma camada é o suficiente, mas organize bem ela dentro da fominha para não vazar o líquido.
  6. Preencha com o creme de alho Poró e leve para assar durante 30 minutos a 180 graus. 
  7. Ao final, regue um pouco de azeite por cima e bom apetite. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.