Topo

Taise Spolti

Chips defumados de yacon: receita de snack funcional

Taise Spolti

03/04/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Yacon é uma batata que lembra a batata doce por fora. Em casas de orgânicos e feiras de agricultores é possivel achar por valores baixos e bem parecidos com outros tubérculos, porém em quesito valor nutricional, não tem como comparar: ela é unica.

Ela tem alto teor de água, tem sabor doce e crocante, é rica em FOS (frutooligossacarídeo – um carboidrato importante para a manutenção das bactérias do intestino). Estimula a atividade bifidogênica auxiliando na recuperação da mucosa intestinal de diabéticos, controla a glicose do sangue (glicemia), e também é ótima para controlar o peso, já que 100 g de yacon possui 30 kcal em média.

Esse chips é uma maneira muito gostosa de incluir a yacon na alimentação, podendo ser servida sozinha como um petisco ou com uma pastinha, um tipo de entradinha em um jantar. Crianças e até mesmo nós, adultos,  temos uma queda pelo crocante, então nada melhor do que investir em algo saudável e que ajude nossa saúde.

Ingredientes:

  • 1 batata Yacon média sem casca
  • 1 colher de sobremesa de páprica defumada
  • sal marinho a gosto
  • 1 ramo de alecrim fresco
  • 1 fio de azeite de oliva

Preparo:

  1. Use um fatiador de alimentos para laminar as rodelas de Yacon, e regue elas com um fio de azeite e todos os outros ingredientes.
  2. Disponha as rodelas em uma forma (não precisa untar nem papel manteiga) de bolo antiaderente ou teflon e no canto da forma coloque o ramo de alecrim (ele soltará seu aroma e óleo essencial com o calor do forno).
  3. Asse durante 40 minutos a 180-200 graus, e vez ou outra mexa a forma para manter soltinho os chips dentro.
  4. Quando estiverem crocantes, retire imediatamente do forno (não deixe esfriar dentro para não passar) e deixe esfriar. Bom apetite!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.