Topo

Taise Spolti

Receita: entradinhas de berinjela sem glúten

Taise Spolti

30/03/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar / UOL

Coisa boa mesmo é comer um alimento sabendo que nada daquilo tem conservante ou qualquer coisa industrializada, e muitas vezes entradinhas ou petiscos para receber amigos levam torradinhas, pães… Como forma de oferecer algo diferente para um jantar, essas entradinhas de berinjela podem ser servidas antes do prato principal, são rápidas e fáceis, e a cobertura pode ser feita conforme o seu desejo, trocando por carne desfiada, pastinhas diversas ou cogumelos.

A berinjela é muito gostosa, basta sabermos usar de maneira correta para tirar o amargo que faz com que algumas pessoas torçam nariz pra ela. Eu particularmente adoro, é rica em ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio além de ter pouquissimas calorias, sendo um excelente alimento para diminuir a ingesta calórica diária e melhorar o transito intestinal.

Ingredientes

  • 1 berinjela
  • 1/3 cenoura pequena
  • azeite de oliva (o quanto baste para o molho)
  • 1 colher de sobremesa de mostarda escura ou dijon
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 1 colher de sopa de queijo tipo cottage (ou quark light)
  • Ricota (uma fatia para cada fatia de berinjela que render)
  • Tomate-cereja
  • Manjericão em folha
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo

  1. Corte a berinjela em rodelas, salpique um pouco de sal em um pote com água e deixe a berinjela de molho. Enquanto isso, cozinhe a cenoura até que fique em ponto bem mole, pique e coloque em um liquidificador com a mostarda, sal, pimenta e o vinagre, processe até virar um creme e vá acrescentando o azeite em fio até formar uma maionese, desligue o liquidificador e misture o cottage. Reserve.
  2. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite, seque as berinjelas e grelhe cada lado das rodelas de berinjela até ficarem moles por dentro e assadas por fora.
  3. Para montar, coloque as rodelas em um prato, coloque o creme por cima, uma fatia de ricota, metade de um tomatinho-cereja e a folha de manjericão.

Prometo que ficará uma delicia!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.