Topo

Taise Spolti

Patê de lentilha é rico em proteínas e saboroso

Taise Spolti

24/03/2019 04h00

Crédito: Caio Cezar/UOL

Uma opção muito bacana, gostosa, diferente e saudável de apresentar para uma entradinha ou petisco é um pate feito de lentilha.

A lentilha é bem usada na gastronomia árabe, e para esse patê, a ideia é usar com pão integral, pão pita ou torradinhas. Fica delicioso! Além de que a lentilha também também aporte proteico e ótimo valor nutricional em carboidratos complexos.

Ingredientes

  • 200 g de lentilha cozida
  • Azeite de oliva a gosto
  • sal e pimenta a gosto
  • 1 folha de louro
  • 1/3 xícara de cebolinha picada
  • 1 dente de alho
  • 1 colher de chá de páprica defumada

Preparo

  1. Cozinhe a lentilha com a folha de louro e descarte o tempero em seguida.
  2. Coloque em uma frigideira antiaderente todos os ingredientes, menos a lentilha, e deixe caramelizar um pouco os temperos com o alho e a cebolinha. Retire da frigideira e leve esse molho com a lentilha sem a água do cozimento para um liquidificador e processe até formar um patê.
  3. Regue com mais um fio de azeite e consuma em seguida.
  4. Reserve em geladeira por no máximo dois dias.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.