Topo

Taise Spolti

Bolo funcional de amendoas e café com calda de café

Taise Spolti

17/03/2019 04h00

Crédito: iStock

Se tem uma coisa que lembra muito minha infância é comer bolos e biscoitos afogados em uma xicara de café com açucar. Nossa, eu adorava aquele sabor, ainda adoro na verdade, todas as sobremesas que tem toque de café pra mim são as melhores. Então criei um bolo com café, um pão de ló com café (a receita do pão de ló eu já passei aqui!) e uma calda maravilhosa de cacau e café.

Delicioso!

Vamos começar fazendo o pão de ló:

Ingredientes:

Bolo

  • 4 ovos
  • 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo OU adoçante natural xilitol (o resultado é o mesmo)
  • 5 colheres (sopa) de farinha de grão de bico OU farinha de arroz integral (essas duas são as que mais se assemelham ao sabor da farinha de trigo comum)
  • 5 g de fermento químico em pó
  • 100 mL de leite de amêndoas ou leite de aveia*
  • 50 mL de café passado bem forte (ou expresso)

Calda

  • 1 e 1/2 xícara de cacau 100%
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo OU adoçante Xilitol
  • 3 colheres de sopa de café forte passado ou expresso
  • 2 colheres de sopa de oleo de coco

Modo de preparo:

  1. Bolo: Em uma batedeira bata os ovos (clara e gema) durante uns dez minutos mais ou menos, até que um creme branco e volumoso se forme, sem parar de bater acrescente colher por colher de açúcar ou adoçante. Continue batendo por mais cinco minutos em velocidade alta.
  2. Retire a massa da batedeira e comece a incorporar o leite e farinha da seguinte maneira: peneire 2 colheres de farinha com o fermento sobre a massa, e misture delicadamente com uma espátula de fora para o centro.
  3. Feito isso, misture o leite vegetal escolhido com o café, e misture metade desse líquido a massa. Faça a mistura em movimentos delicados de fora para o centro.
  4. Repita o processo da farinha com mais duas colheres peneiradas. Depois a outra metade de leite e café. Por fim, a última colher de farinha.
  5. Esse processo garante que não percamos o volume de neve da massa, sem ter que utilizar farinha com glúten para firmar o bolo.
  6. Unte uma forma com manteiga de coco, coloque coco ralado a gosto no fundo da forma com um pouco de açúcar mascavo para caramelizar enquanto o bolo assa. Asse durante 25 minutos em forno preaquecido a 200 graus.
  7. Calda: Misture todos os ingredientes e leve ao microondas até derreter por completo o oleo no cacau. Mexa com uma colher e jogue por cima do bolo. Se preferir, escolha uma barra de chocolate funcional (como os da Chocolife) e faça algumas raspas por cima.

* A aveia não contém glúten originalmente, mas a de algumas marcas contém por ser cultivada ou processada com outros grãos ricos em glúten. Se você é celíaco, certifique-se de que a aveia que você está usando tenha a informação "Não contém glúten" na embalagem

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.