Topo

Taise Spolti

Vinagrete de maçã: ótimo com peixes, frutos do mar ou snacks

Taise Spolti

03/02/2019 04h00

Foto: Caio Cezar/UOL

Fazer uma 'salsa', ou vinagrete, é fácil, é rápido, é barato, e pode ser super saudável!

Tem muitos restaurantes ou empresas de alimentação saudável que pecam muito nos acompanhamentos das refeições com peixes, frutos do mar ou carnes magras, geralmente vem aquele peixe sem graça, seco, acompanhado de legumes salteados ou cozidos demais, fazendo perder toda a graça de comer saudável e gostoso, fora que perdemos muitos nutrientes se não tomarmos certos cuidados.

E esse vinagrete de maçã é uma receita super simples para fazermos em casa, principalmente para quem está se adaptando a uma alimentação mais limpa e sem carboidratos excessivos, acompanha muito bem um peixe grelhado, frutos do mar ou então os patacones que ensinei no outro dia, e fica MUITO bom.

Ingredientes do vinagrete de maçã

  • 1/2 maçã com casca
  • 1 col. sopa de cebola picada em cubos pequenos
  • 2 col. sopa de vinagre de maçã
  • 3 col. sopa de azeite de oliva (se preferir, troque por oleo de castanha ou de abacate, fica sensacional!)
  • 1 col. sobremesa de salsinha
  • 1 col. sobremesa de cebolinha
  • 1 raminho de manjericão fresco
  • sal a gosto
  • uma ponta de pimenta dedo de moça

Como fazer vinagrete de maçã

  1. Pique finamente (o menor possível) a cebolinha, salsinha, o manjericão e a pimenta dedo de moça.
  2. Misture num potinho com o azeite e vinagre, a maçã picada e cebola. Deixe para colocar o sal por ultimo e vá adicionando o sal conforme o seu paladar (mas é só uma pitadinha mesmo).
  3. Deixe na geladeira por algumas horas e use imediatamente (não reserve em geladeira para outros dias, pois os ingredientes aqui estragam muito rápido).

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.