Topo

Taise Spolti

Abóbora com laranja: receita ajuda crianças a consumirem o vegetal

Taise Spolti

27/01/2019 04h00

Crédito: Paulinho Sefton

Eu duvido você colocar esses cubinhos deliciosos na mesa e uma criança não gostar.

É uma maneira bem bacana de fazer a abobora, diferente, e com sabor diferente também, que agrada desde as crianças até quem está em dieta restrita, ou diminuindo os carboidratos da alimentação.

A abobora contem em media 10 g de carboidrato por 100 g, ou seja, é bem pouco, mas satisfaz muito nosso apetite.

Para essa super receita, e simples de fazer, não tem nenhum ingrediente difícil de ser encontrado, muito do contrário, basicamente é tudo que temos em casa, e aproveitando que laranja está na época, tornando a receita barata.

Ingredientes

  • 200g de abobora cabotia ou abobora seca
  • Suco de 1 laranja
  • Buquê garni (ou bouquet garni): 1 ramo de tomilho, 1 ramo de salsa e 1 folha de louro (pode ser seco, e se preferir, pode acrescentar manjericão fresco também).
  • Sal e pimenta a gosto

Como fazer

  1. Higienize bem a abóbora e separe as sementes, lave-as e deixe secar no forno durante 15 minutos a 180 graus com um pouco de sal polvilhado por cima.
  2. Pique a abóbora em cubos iguais e coloque dentro de um plástico com fecho hermético (aqueles mais firmes que são reutilizados, laváveis e podem ser usados a vácuo), misture todos os outros ingredientes, adicione 1 copo de água e feche o saco.
  3. Coloque esse saco (se possível sem ar dentro, mas se tiver não tem problema, retire o máximo que conseguir para evitar que fique boiando demais) dentro de uma panela maior e acrescente água até cobri-lo completamente, tampe a panela e deixe cozinhar durante 1h em fogo médio/alto.
  4. Abra o saco com cuidado e retire os cubos temperados. Com as sementes já secas, triture-as no liquidificador até obter uma farofa de semente de abóbora e jogue por cima dos cubos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.