Topo

Taise Spolti

Molho romesco saudável: veja adaptação da receita espanhola

Taise Spolti

13/01/2019 04h00

Crédito: iStock

Vamos fazer mais uma receita típica espanhola, mas adaptada para a gastronomia saudável. Esse molho é super versátil para nosso dia a dia, já que pode ser um molho especial para massas integrais ou então para peixes e carnes. Super saudável e muito saboroso. 

Ingredientes do molho romesco saudável

  • 150 mL de azeite de oliva
  • 1 fatia de pão integral sem casca 
  • 1 pimentão vermelho orgânico 
  • 1 tomate sem sementes 
  • 1 colher (chá) de alho picadinho 
  • 100 g de amêndoas
  • 2 colheres (sopa) de páprica doce 
  • Sal e pimenta preta a gosto
  • 2 colheres (sopa) de vinagre de maçã 

Como fazer molho romesco saudável

  1. Em uma frigideira, coloque um fio de azeite e deixe o pão integral torrar um pouco dos dois lados, em seguida adicione as amêndoas, o alho e deixe que cozinhem um pouco junto ao pão.
  2. Coloque o pimentão na boca do fogão direto na chama até que fique com alguns pontos tostados, abra, retire as sementes e faça o mesmo com o lado de dentro.
  3. Leve em seguida todos os ingredientes, menos o azeite, junto à mistura da frigideira, para o liquidificador ou processador de alimentos e bata bem até formar uma pasta. Aos poucos, vá adicionando o azeite em fio até que fique um molho cremoso e liso. 
  4. Leve a panela para cozinhar durante 10 minutos e reserve em geladeira até o uso. 
  5. Vai muito bem com massas e peixes, mas se quiser pode ser um bom molho para carnes magras. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.