Topo

Taise Spolti

Chocolate caseiro e funcional: receita leva apenas 3 ingredientes

Taise Spolti

12/12/2018 04h00

Crédito: iStock

Chocolate é algo de outro planeta de tão bom né? Agrada a todos, é versátil para fazer receitas de todos os tipos e é uma paixão universal: doce, amargo, branco, com nozes, bombom, derretido… Não há quem não goste de pelo menos um das diversas formas apresentadas do chocolate.

Mas convenhamos, não é sempre que encontramos os chocolates saudáveis que gostaríamos, e nem podemos nos esbaldar comendo de todos os tipos todos os dias. Mas você sabia que existe uma forma de fazer seu próprio chocolate, em casa, fácil e barato, com apenas 3 ingredientes?

Isso garante que saibamos qual é a procedência do que estamos ingerindo e dá liberdade para criar os sabores que quiser, incrementando na massa base nozes, cranberries, ameixas, o que bem entender.

Ingredientes para chocolate caseiro

  • 100 g de cacau puro em pó
  • 150 g manteiga de coco
  • 70 g de açúcar mascavo OU xilitol (para quem quiser deixar totalmente zero açúcar a receita)

 

Como fazer chocolate caseiro

  1. Em banho-maria, sem deixar a água fervendo da panela encostar no fundo da tigela, coloque o cacau e a manteiga, mexendo até derreter tudo e que fique um creme liso. Peneire o açúcar mascavo ou o xilitol nessa base de cacau e continue mexendo sem parar para que incorpore bem.
  2. Retire o seu chocolate do banho maria e deixe esfriar um pouco, passe para forminhas ou para uma forma de gelo e leve para a geladeira (não use o freezer!) por mais ou menos três horas.
  3. Quer incrementar? Adicione canela, cranberries ou nozes picadas quando ainda estiver esfriando fora da geladeira. Ficará uma delicia!

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.