Topo

Taise Spolti

Creme de ricota leve para saladas e torradas; receita é rica em proteínas

Taise Spolti

28/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Hoje temos uma versão mais leve de uma pastinha de ricota para acompanhar pães, wraps, ou então colocar em cima da salada. Essa pasta é versátil, deliciosa e dura até uma semana na geladeira. São ingredientes fáceis de se ter sempre em casa, e como sempre, ricos em nutrientes. 

A ricota é fonte de proteína, é leve e baixo teor de gordura, o azeite confere antioxidantes poderosos a receita, e serve como um conservante natural para a pasta, as ervas devem ser frescas pra manter os seus óleos essenciais, que tem efeito calmante e coparticipação em reações anti-inflamatórias naturais do organismo. 

Ingredientes para creme de ricota leve

  • 100 g de ricota 
  • 50 g cream cheese 
  • 50 mL de azeite de oliva 
  • Sal e pimenta moído na hora a gosto 
  • Algumas folhas de alecrim, manjericão, hortelã e tomilho frescos 

Como fazer creme de ricota leve

  1. Coloque todos os ingredientes, menos o azeite, em um liquidificador e comece a bater.
  2. Enquanto bate, vá acrescentando o azeite em fio até que a pastinha esteja cremosa e lisa.
  3. Reserve em geladeira por até uma semana.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.