Topo

Taise Spolti

Bolinho de folhas de beterraba e cenoura: aproveite todos os benefícios

Taise Spolti

11/11/2018 04h00

Crédito: iStock

Aqui mais uma vez quero apresentar uma opção deliciosa e barata, aproveitando todas as partes de um alimento! Além de delicioso, bolinhos são atrativos para crianças, pois crianças gostam de pegar, mexer na comida, matar a curiosidade, e nem por isso precisam ser de farinha branca ou fritos, concordam?

Uma maneira de incluir na nossa alimentação outros nutrientes, de forma barata, é aproveitando todas as partes de um alimento, como as folhas e talos que geralmente vão fora. A folha da beterraba, por exemplo, possui 7% da recomendação diária de proteína para um adulto e 35% da indicação de ferro. Minha sugestão são essas duas folhas, mas você pode fazer com outras, como a deliciosa taioba!

Ingredientes de bolinho de folhas de beterraba e cenoura

  • 1 copo (americano) de folhas de beterraba e folhas de cenoura picadas
  • 2 ovos inteiros
  • 4 colher (sopa) de farinha de trigo integral OU farinha de arroz
  • 1 cebola picada
  • Tomilho e manjericão frescos picados a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 colher (sopa) de água
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva

 

Como fazer bolinho de folhas de beterraba e cenoura

  1. Bata com um batedor os dois ovos, misture o azeite e a água.
  2. Em uma tigela, misture todos os outros ingredientes e incorpore os ovos, misture com as mãos e forme bolinhas iguais as de brigadeiro.
  3. Unte uma forma com um fio de azeite e coloque as bolinhas uma ao lado da outra com um espaço de 2 dedos entre elas.
  4. Asse no forno a 200 °C por 30 minutos.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.