Topo

Taise Spolti

Pavlova low sugar: aprenda receita funcional do doce da Nova Zelândia

Taise Spolti

07/10/2018 04h00

Crédito: iStock

Vamos comer pavlova? A sobremesa é uma delicia e mais conhecida como um "merengão" com frutas e muito comum na Nova Zelândia e Australia.

Ela é uma receita que requer muita paciência, mas o resultado agrada e não tem como não arrancar elogios. O problema? A base da receita é açúcar refinado. Mas por que não investir nessa receita apenas trocando o ingrediente ruim por outro melhor, já que é feita de ovos, que são ricos em proteína? Veja o resultado abaixo:

Ingredientes para pavlova funcional

  • 6 claras
  • 1 xícara e meia (chá) de xilitol (pode usar açúcar mascavo também, mesmo que o merengue fique escurinho, continuará charmoso!)
  • 2 colheres (sopa) de farinha de grão de bico (ou de arroz)
  • 1 colher (sopa) de vinagre de maçã 
  • Uma pitada de sal 
  • Uma colher (chá) de essência de baunilha 

Como fazer a pavlova funcional

  1. Na batedeira, bata as claras até começar a espumar, usando somente em velocidade média.
  2. Acrescente 1/3 do adoçante, bata, acrescente mais 1/3, bata e após acrescente o restante. Bata ainda em velocidade média baixa, até que o merengue fique bem firme e liso.
  3. Pare de bater e misture a farinha peneirada, o vinagre, o sal e baunilha. Bata mais dois minutos e reserve. 
  4. Aqueça o forno a 110 graus, forme os "montinhos" de merengue com um saco de confeitar ou então com colheres, deixando as bordas mais altas que o centro. 
  5. Asse durante 1:30 a 110 graus. 
  6. Desligue o forno e deixe as pavlovas secando e esfriando ainda dentro do forno. Não apresse esse processo. O ideal é deixá-las de um dia para o outro. 
  7. Para servir, pique algumas frutas da estação, como o morango, e coloque no centro da pavlova, onde ficou o buraquinho.

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.