Topo

Taise Spolti

Receita de couve-flor gratinada saudável

Taise Spolti

26/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Sei bem que existem centenas de receitas de couve-flor gratinada, mas todas levam molho branco gorduroso, ou queijos por cima. Mas esse vegetal é tão rico em nutrientes, que é um desperdício acabar com seu valor nutricional fazendo-a dessa maneira. Por isso vamos inclui-la na nossa rotina alimentar de outra forma, uma que agrade a todos da casa, barata e que preserva o valor nutricional, melhorando nosso sistema imune já que é riquíssima em manganês e vitaminas B5, B6, B9, C e K.

Dica para quem não curte o cheiro da couve-flor depois de cozida: não use tampa. Deixe que o cheiro saia junto com o vapor do cozimento quando fizer na panela. E aqui na nossa gratinada, não use papel alumínio.

Ingredientes para couve-flor gratinada saudável

  • 1 couve-flor (sem as folhas)
  • 2 colheres (sopa) manteiga Ghee
  • 2 colheres (sopa) azeite de oliva
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 colher (sopa) mostarda dijon (ou mostarda escura)
  • Tomilho e sálvia frescos a gosto

Como fazer

Em uma tigela, misture todos os ingredientes (menos a couve-flor) formando um molho. Coloque a couve-flor em uma forma com as flores para cima e espalhe bem o molho por toda face, o que restar deixe escorrer na forma.

Asse por 40 minutos em forno pré aquecido a 200 graus, e a cada dez minutinhos abra o forno e regue a couve-flor com o molho que se forma embaixo. Nos ultimos dez minutos, aumente a temperatura e ligue o modo grelhar (ou dourador).

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.