Topo

Taise Spolti

Receita de creme de queijo light e sem glúten

Taise Spolti

09/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Seja como uma sopa cremosa ou como elemento principal em um molho para massas integrais, esse creme de queijo é saudável e diferente, incrementando as refeições sem medo ou culpa.

Já escrevi sobre o painço aqui e dessa vez ele vem para substituir outros ingredientes na elaboração de um creme gostoso sabor queijo.

Usando o painço descascado cozido, podemos criar inúmeras receitas! Doces, inclusive.

Esse creme pode ser reservado em geladeira por cinco dias. 

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de painço cozido
  • 100 g de queijo parmesão ralado
  • 1/2 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher de chá de sal rosa do Himalaia
  • Pitada de pimenta do reino
  • 1 colher de sopa de mostarda Dijon
  • 1 colher de sopa de suco limão
  • Água do cozimento do painço pra dar consistência

Como fazer:

Coloque o painço cozido com um pouco de água do cozimento no liquidificador, processe até virar uma pasta lisa e cremosa (não muito firme, nem muito líquida). Volte o creme para uma panela e acrescente todos os ingredientes. 

Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até que o queijo esteja derretido no creme e o creme fique liso. Se houver necessidade, vá acrescentando aos poucos a água do cozimento do painço até chegar na textura cremosa. 

Quer uma dica? Transforme esse creme em um fondue! Cozinhe batatas e alguns legumes e molhe eles com um palitinho no creme ainda quente! 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.