Topo

Taise Spolti

Receita de bolo de laranja molhadinho e funcional

Taise Spolti

05/09/2018 04h00

Crédito: iStock

Bolo molhado é bom, né? Daqueles que você precisa comer de colher, com bastante umidade e muito saboroso. 

Na verdade, o segredo do bolo molhado está no processo de umedecer ele enquanto ainda está quente, então nessa nossa versão, a nossa calda será de suco de laranja, mas você pode fazer de suco de caju, suco de maçã… 

Receita de bolo de laranja molhadinho e funcional

Ingredientes

Bolo:

  • 5 ovos inteiros
  • 5 colheres (sobremesa) de adoçante natural xilitol ou eritritol 
  • 5 colheres (sopa) de farinha de painço ou farinha de grão de bico 
  • 5 g de fermento em pó
  • 100 mL leite vegetal de amêndoas

Calda:

  • 1 xícara de leite vegetal de amêndoas 
  • 2 colheres de açúcar mascavo 
  • Sementes de 1 cardamomo
  • Raspas de laranja
  • 1 xícara de suco de laranja natural 

Como fazer

Bata em uma batedeira os ovos. Eles ficarão, após uns 8 minutos em velocidade alta, um creme branco com quatro a cinco vezes o volume inicial. Sem desligar a batedeira, vá acrescentando o adoçante, colher por colher. Deixe bater por mais 5 minutos até o creme ficar branco novamente e firme na batedeira. Desligue.

Peneire 1/3 da farinha com o fermento sobre o creme e misture com uma espátula de fora para dentro devagar para não perder o aerado dos ovos. Agora misture, com uma espátula, metade do leite vegetal, do mesmo modo, de fora para dentro. Misture mais 1/3 da farinha, repita o processo com o leite e por fim o outro 1/3 restante da farinha. Esse processo é o que garante que o bolo ficará bem fofinho sem ter que acrescentarmos goma xantana para dar a liga que o gluten dá normalmente, já que essa receita não contem.

Asse durante 25 minutos em forno aquecido a 200 graus.

Para a calda, misture tudo em uma panela pequena ou em um pote para micro-ondas, deixe esquentar um pouco e reserve. Quando o bolo estiver assado (você verá que as bordas do bolo desgrudam da forma), jogue a calda por todo o bolo antes de desenformar. Não esqueça de peneirar ou retirar com uma colher as sementinhas de cardamomo. 

Sobre a autora

Taise Spolti é formada em educação física e, atualmente, estuda nutrição. Já foi fisiculturista profissional e hoje tem interesse em aliar sua rotina alimentar à gastronomia. Costuma dizer que não se satisfaz com pratos pequenos ou sabores comuns. Participou do programa “Masterchef”, da Band, onde pode mostrar em rede nacional suas receitas.

Sobre o blog

Mostrarei aqui o resultado de minhas constantes buscas por sabores diferentes que remetam à boa alimentação e ao prazer de comer. Vou compartilhar o passo a passo de preparações saborosas e saudáveis, que serão a salvação de quem ainda não despertou o olhar para o alimento como deve ser: repleto de sabor e nutrientes.